As migas de espargos com carne de porco são um prato tradicional alentejano, cheio de sabor e textura. A carne suculenta e ligeiramente tostada combina na perfeição com as migas macias e aromáticas, enriquecidas com espargos frescos. Um prato reconfortante, ideal para partilhar em família ou entre amigos.
Ingredientes:
600 g de entrecosto
600 g de lombinho de porco preto em cubos (ou carne do alguidar)
2 colheres (sopa) de massa de pimentão
2 colheres (sopa) de massa de alho
5 dentes de alho
1 folha de louroSal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
Vinho branco q.b.1/2 chouriço em rodelas
Bacon e entremeada q.b.
1 colher de banha
1 molho pequeno de espargos
500 a 600 g de fatias de pão (incluindo côdea)
Sumo de limão q.b.
Rodelas de laranja para decorar
Preparação:
Corte a carne em cubos e tempere com a massa de pimentão, massa de alho, folha de louro, sal e pimenta. Misture bem e deixe a marinar, de preferência de um dia para o outro, no frigorífico.
Numa frigideira, aqueça azeite com a banha e doure os dentes de alho laminados. Junte a carne (sem o molho da marinada) e cozinhe alguns minutos, virando para dourar por todos os lados. Acrescente as rodelas de chouriço, bacon e entremeada.
Retire as partes duras, ferva-os 5 minutos em água com sal, louro e alho. Escorra, reserve alguns para decorar e corte os restantes em pedaços. Guarde a água da cozedura.
Transfira a carne para um tacho, junte o vinho branco e o molho da marinada. Cozinhe em lume brando, virando de vez em quando, até o molho secar e a carne ficar ligeiramente tostada (cerca de 30 minutos).
Parta o pão grosseiramente. Na frigideira onde esteve a carne, coloque o chouriço, bacon e entremeada picados, e junte o pão. Vá alternando colheres de molho da carne com colheres de água dos espargos, até o pão ficar completamente ensopado (cerca de 30 minutos). Acrescente os espargos picados e mexa bem até formar uma bola, deixando tostar ligeiramente.
Servir: Regue as migas com sumo de limão, disponha numa travessa, coloque a carne por cima e decore com as rodelas de chouriço, espargos reservados e rodelas de laranja.
Fonte e todos os direitos reservados a: Francisco Fadista