As migas alentejanas com carne de porco são um dos pratos mais tradicionais e saborosos da gastronomia portuguesa. O pão alentejano ganha nova vida quando é transformado em migas cremosas, cheias de sabor e perfumadas com coentros frescos, acompanhando na perfeição a carne de porco bem temperada e suculenta. Uma receita típica do Alentejo, simples mas carregada de tradição, que continua a ser presença obrigatória em muitas mesas portuguesas.
Ingredientes para as migas:
1 pão alentejano duro com 2 ou 3 dias cortado em cubos
Coentros frescos picados
1 litro de caldo de carne quente
Sal a gosto
Azeite
Ingredientes para a carne de porco:
2 lombinhos de porco preto cortados em pedaços (cerca de 700 g)
Sal a gosto
2 colheres de sopa de pimentão
3 folhas de louro partidas
1 copo de vinho branco
4 dentes de alho esmagados num almofariz
50 ml de azeite ou o suficiente para cobrir o fundo do tacho
Preparação:
Na véspera, colocar a carne numa tigela e temperar com sal, pimentão, alho, louro e vinho branco. Misturar bem, tapar com película aderente e guardar no frigorífico.
No dia seguinte, escorrer a carne e fritá-la em azeite até ficar bem dourada. Adicionar a marinada reservada e deixar cozinhar em lume médio até a carne ficar macia. Retirar a carne e reservar.
No mesmo tacho, juntar mais um fio de azeite e acrescentar o pão cortado. Ir mexendo sempre com uma colher de pau e regando aos poucos com o caldo de carne quente até obter a consistência desejada. Temperar de sal, se necessário, e juntar os coentros picados no final.
Servir as migas ainda quentes com a carne de porco, decorando com azeitonas e rodelas de laranja para um toque fresco e típico.
Dica final
Se preferir migas mais húmidas e cremosas, adicione um pouco mais de caldo de carne. Para quem gosta delas mais consistentes, deixe fritar até ganharem uma cor dourada irresistível.
Fonte e todos os direitos reservados a: Kiko Blanco Prieto